ÁREAS DE ATUAÇÃO

Áreas de atuação em Pesquisa, Ensino e Consultoria:

  • Consultoria geotécnica

    Solução de obras de engenharia envolvendo aplicação de novas tecnologias na engenharia de fundação, técnicas de reforço de solos, modelagem numérica. Consultoria de projetos de obras de infra-estrutura como aeroportos, portos, rodovias e parques industriais, além de edificações. Revisão de projetos geotécnicos e de fundações.

    AEROPORTOS: Salgado Filho, Porto Alegre; Abu Dhabi, Emirados Arabes; Quito, Equador; Caracas, Venezuela; Panamá, Panamá; Sucre, Bolívia.

    PORTOS: Rio Grande, Brasil; LIma, Peru; Emissário Submarino, Rio de Janeiro; Beira, Moçambique; Fujairah, Emirados Arabes; Itajaí, SC; Djibuti, África; Estaleiro Paraguaçu, Bahia; Estaleiro Engevix, Rio Grande; Porto de Tubarão, Espirito Santo; Pier Angra dos Reis, Rio de Janeiro; Porto de Santana, Macapá; Porto de Natal, RN.

     INFRA-ESTRUTURA: Refinaria de Shellhaven, Inglaterra; OPP Petroquímica, RS; Via Expressa Sul, Florianópolis; Polo Petroquímica de Triunfo, RS; Rodovia RS010, RS; RS 448, RS; Stockyard Carvão, Moçambique, Cinta Costeira, Panamá; Barragem de Taquarimbó, RS; Projeto UTE Berezanteghi, Argentina; Projeto UTE La Ferrere, Argentina; Auto Pista , Panamá; Complexo Lagunar Jacarepaguá, RJ; Arena do Grêmio, RS.

  • Engenharia Geo-ambiental

    Coordenador do Laboratório de Ensaios Geotécnicos e Geoambientais da UFRGS por mais de 30 anos.:

    a) Avaliação de comportamento de resíduos de mineração 
    b) Técnicas de descontaminação de áreas contaminadas.

  • Modelos analíticos e numéricos

    Desenvolvimento de modelos aplicados a problemas geotécnicos:

    a) Fluxo transitório do ensaio de piezocone: análise poroelástica e numérica 
    b) Análise da rotação de um cilindro infinito em fluxo transitório

  • Engenharia marinha

    Coordena o  Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras com a UFRGS em águas profundas e ultra-profundas (Projeto Petrobrás de Tecnologias Offshore: Sistemas de jateamento, transferência de carga e melhoramento de solos). 

    a) Avaliação da atenuação de cargas estáticas e dinâmicas aplicadas a estacas torpedo.
    b) Estudo de fenômenos de jateamento em solos argilosos

     

  • Engenharia de fundações

    Coordena as pesquisas do Campo experimental de Araquari (https://www.ufrgs.br/araquari-ets/), comissionado pela Associação Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE).

    a) Provas de carga em estacas instrumentadas de grande diâmetro - estacas escavadas e hélice contínua.
    b) Desenvolvimento de métodos de estimativa de capacidade de carga a partir de ensaios dinâmicos utilizando conceitos de energia e propagação de ondas. 
    c) Métodos de previsão de fundações submetidas a cargas horizontais, combinadas a solos reforçados.

  • Investigação geotécnica

    Experiência em desenvolvimento e interpretação de ensaios de campo, incluindo todas as técnicas em desenvolvimento no Brasil: SPT, CPTU, DMT, PMT e Palheta. Atualmente trabalha no desenvolvimento de métodos aplicados a:

    1. a) Solos moles (argilas da costa brasileira): métodos de interpretação de ensaios de campo
    2. b) solos granulares: conceitos de energia aplicados à interpretação de ensaios de penetração estática e dinâmica.
    3. c) solos siltosos e resíduos de mineração: avaliação de efeitos de velocidade de carregamento e identificação de potencial de liquefação.